Neurose de mim mesmo Malvados Subscribe to my feed

Fernando Pessoa Estou ouvindo

Estou ouvindo
André Vianco
Vampiros, espíritos atormentados, anjos e demônios. Esses são os personagens dos livros de André Vianco, um dos principais nomes da literatura de terror brasileira. Paulista, 30 anos, Vianco já publicou sete livros (3 num mesmo ano) que, juntos, venderam mais de 50 mil exemplares. De modo geral, os livros no Brasil saem com tiragens de 3 mil. Um autor pode levar vários anos até vender parte dela.Apesar de um séquito fiel de fãs, o escritor não aparece na mídia e nem freqüenta a lista dos best sellers nacionais. Ao contrário do mercado literário americano, o terror no Brasil não ganha grandes espaços nas prateleiras das livrarias, além de ser tratado como um gênero menor pela crítica. Mas os fãs sabem onde encontrar os trabalhos dos seus escritores favoritos, por meio de uma espécie de mídia paralela, que comporta fóruns de discussão na Internet e sites especializados no assunto.Assim, Vianco está longe do estrelato de escritores como Stephen King ou Anne Rice. Mas consegue viver de literatura, com porcentagens das vendas de seus livros. Seu exemplo vem inspirando o surgimento de novos autores como Martha Argel (de Relações de Sangue) e Nelson Magrini (de Anjo - A face do mal).
Humor Terror
O interesse de Vianco pelo sobrenatural apareceu cedo: aos 12 anos, quando começou a freqüentar o cinema. Os filmes de terror e suspense eram seus preferidos. “O que mais me interessava eram as coisas bizarras”, comenta. Aos 16 anos, começou a escrever profissionalmente - nada relacionado à literatura, por enquanto. O escritor foi aprovado em um teste na Jovem Pan e começou a trabalhar no departamento de humor da rádio. Um mês depois, Tutinha, manda chuva do grupo percebeu que o garoto levava jeito para escrever e o transferiu para o departamento de jornalismo da rádio, onde Vianco trabalhou como redator durante quase dois anos.
Fora da rádio, Vianco preferia o terror às piadas. O escritor chegou a enviar um texto de suspense para uma editora, mas agradece por ele nunca ter sido publicado: “O conteúdo era muito infanto-juvenil”, explica. Na época, ainda não tinha a pretensão de ter a literatura como profissão. “Sempre escrevi para mim, sobre coisas que me interessam. Mais tarde percebi que era isso o que queria. Tinha uma idéia atrás da outra e gosto de contar histórias.”
Auto-publicação
Em 2000, voltou a insistir. Enviou Os Sete, livro com o qual ficou conhecido, para várias editoras. A única que se interessou pela história dos sete vampiros descobertos dentro de uma caixa no fundo do mar pediu que ele reduzisse o texto de 380 páginas para 100. Ele recusou e resolveu bancar do seu bolso a publicação do livro. Na mesma época, foi demitido da empresa de cartões de crédito em que trabalhava como atendente bilingue. Vianco não hesitou: usou o dinheiro do fundo de garantia para imprimir mil exemplares do livro. “Minha família achou que eu estava louco, disse que eu deveria comprar um apartamento”. O autor distribuiu pessoalmente a leva em algumas livrarias de Osasco, onde mora.Foi quando sua atual editora o descobriu. Menos de um ano depois, Os Sete chegava às lojas de todo o país e Vianco logo deixou o emprego que acabara de arranjar numa multinacional francesa para se dedicar integralmente às suas histórias. “Eu tinha certeza absoluta de que fariam sucesso, mas não imaginava que fosse acontecer tão rápido”

Produção em série
Logo depois vieram O Senhor da Chuva, que narra uma batalha entre anjos e demônios na Terra, e O Sétimo, seqüência da primeira obra vampiresca. “Gosto de histórias longas, de poder desenvolver quatrocentas páginas ou mais. Acabo caindo na minha própria armadilha porque elas ganham vida e me recuso a amputar uma história se tenho mais coisa para contar”.
De fato. Seu terceiro livro sobre vampiros, Bento , teria apenas uma seqüência. Mas a história ficou maior do que ele imaginava e teve que ser dividida: O Vampiro-Rei, seqüência de Bento, já tem uma continuação pronta que deve chegar às livrarias até o final desse ano. Porém, mais uma vez, a história ficou maior do que ele imaginava e deve ter uma continuação, em formato de contos ou em um terceiro volume: “A idéia está na minha cabeça e não me deixa em paz. Ela fica me assombrando”.
Sobre os vampiros, personagens recorrentes em seus livros, Vianco explica: “Entre os personagens fantasiosos, eles sempre foram os que mais me interessam. Há uma fascinação, mas nada mórbido, afinal quem não queria viver para sempre?”

Nem só de terror respira Vianco. Por sua cabeceira, freqüentam títulos de Monteiro Lobato a Ignácio de Loyola Brandão. Quando era adolescente, preferia Stephen King. Apesar de ambos escreverem sobre ficção, fantasia e terror, Vianco afirma que têm estilos diferentes, mas com algumas semelhanças. “As histórias de King focam muito o Estado onde ele nasceu, Maine, EUA. Acho isso muito legal e também procuro desenvolver meus romances nas regiões próximas onde moro. Amanhã, eu posso até escrever algo que aconteça fora daqui, mas prefiro que seja no Brasil, onde vivo”.
A Casa (2002), seu quinto romance, traz a história de quatro pessoas amarguradas por não terem tido a oportunidade de pedir perdão a quem magoaram e, ao entrarem na tal casa, recebem uma segunda chance. “É uma literatura mais sensível, mais calma. Tenho mais umas quinze idéias que seguem esse estilo”.
Vianco já adaptou o livro para se tornar uma minissérie na televisão. Uma produtora está a procura de patrocínio para desenvolver os episódios. Além desse livro, Sementes no Gelo, deve ser transformado em longa metragem, assim como Os Sete.
Se a literatura de entretenimento ainda é bastante mal-vista pela crítica brasileira, Vianco parece querer tirá-la do gueto. Pode ser o indício de que uma “indústria do suspense” está nascendo no país, assim como nasceu há mais de 40 anos nos EUA. Mas essa é uma história que só está começando.

Vianco nas prateleiras

Os Sete (2000) - editora Novo Século
O Senhor da Chuva (2001) - editora Novo Século
O Sétimo (2002) - editora Novo Século
Sementes no Gelo (2002) - editora Novo Século
A Casa (2002) - editora Novo Século
Bento (2003) - editora Novo Século
O Vampiro - Rei (2005) - editora Novo Século

Para falar com ele: andrevianco@gmail.com

31 Respostas to “Stephen King de Osasco”

  1. Nina Says:

    Hum, Dj também é cultura, né??

    Esse d’ “O Senhor da Chuva” eu sempre tive vontade de ver, rsrs, só o nome é lindo!!

    Beijocas, te adoro!!

    :)

  2. Bill Says:

    Salve salve

    Tinha lido essa matéria há um tempo atrás na Trip, achei sinceramente um absurdo a comparação com Stephen King [=
    Vianco escreve bem, um dos novos da literatura brasileira, sempre mereceu e sempre ira merecer credito.
    Só que na minha humilde opinião, tem um problema, o mesmo que os filmes nacionais antigos tinham…
    Excesso de palavrões, isso para mim isso é lastimável, o estilo dele é ótimo mais peca nesse item, é completamente dispensável, nem mesmo esquenta o clima, na verdade corta o barato.
    Para mim nesse gênero, que eu gosto muito, ainda reinam muito Deuses, Howard Phillips Lovecraft, Edgar Alan Poe e outros tantos.
    Fico feliz por Vianco não ter caído na mesmo tentação de outro novo na literatura Brasileira “Orlando Paes Filho”, a que pra mim perdeu muito, sempre acho que o escritor deve valorizar o leitor antes de tudo e ponderar sobre tudo Orlando jogou fora uma grande saga, que ia entrar para a historia aqui no Brasil… infelizmente, já era…

    Mais sem duvida “André Vianco” é um brilhante escritor com um futuro mais que promissor.

    Toca o barco que eu num posso remar, to doente :P

  3. Cacá Says:

    Nossa Dj, senti sua falta esses dias… frequentador assíduo do meu blog, nem deu o ar da graça… porque? Tá tão chato asssim?

    Não conhecia este autor… pelo que vc escreveu, me lembrei daquele filme “Constantine” que tinha uma batalha entre anjos e demônios… Mas não faz muito meu tipo… não consegui asssistir o filme até o final (medo!).

    A casa… este sim, acho que leria!!! =)

    Beijinho e bom fim de semana.

  4. Caíla Says:

    Passando para desejar um final de semana bastante agradável! Uma abração carinhoso!

  5. Sieger Gandía Says:

    EU ja li os 7

  6. Patty Says:

    Oii Querido

    Gostei de ler esse post, eu sou prof de literatura e não tenho nenhum preconceito sobre autor algum,acho q temos é q ser sangue suga de livro mesmo e falo sempre isso com meus alunos q se leia quadrinho o q é fantastico, mas q leia.Ótima dica. Eu gosto de histórias de vampiros…rs

    Ahh,olha não vou mais atualizar o Palavras, mas sempre virei te ler, teu blog é muito bom e não falo da boca pra fora é de coração. Sai do orkut tb,cansei e outros por menores.

    Boa sorte pra vc e um ótimo domingo.
    Beijos

  7. aleciacristina Says:

    pena mesmo que falte espaço para esse genero, e para uma pessoa que segundo vc se destaca ao escrever sobre ele.

    bjos e bom domingo! =*

    (aquilo que escrevi ñ era sobre mim, deus me live!)

  8. Micha Says:

    queria ler um livro dele.

    °o¤o°`°o¤o,¸¸,o¤o°°°o¤o,¸¸,o¤o°`°o¤o

    TEM TEMA PRA

    POST COMUNITÁRIO

    NO AR

    BEIJOS E ÓTIMA SEMANA.

    °o¤o°`°o¤o,¸¸,o¤o°°°o¤o,¸¸,o¤o°`°o¤o

  9. Marilyn Says:

    Mamãe, que medooo!
    *hahahahahahaha*
    Ainda não li nada do moço.
    Puxa.

    Beijo!

  10. Blogue da Magui Says:

    Boas indicações. Não para mim mas para o meu filho que adora tudo que for relacionado com terror. Vou passar para ele a lista.

  11. Julis Says:

    gostei das indicações, adoro livros assim

  12. Amanda Tolomelli Says:

    Nunca tinha ouvido falar nesse cara acredita?
    Ow… vc sumiu sexta e hoje… pode parar… apareça hein?
    Beijocas

  13. Luma Says:

    Vi falar desse autor pela primeira vez na sua postagem anterior. Não tenho nenhum preconceito sobre esse tipo de literatura, só não é a primeira da minha lista. Mas diante do seu post e do comentário tão elogioso do Bill, fiquei tentada a experimentar a leitura.
    Boa semana! Beijus

  14. Márcia(clarinha) Says:

    Não conheço esse autor e não gosto desse tipo de leitura,aliás,terror não é meu forte,rsss
    linda semana meu querido,
    beijosssssssssssss

  15. Jana Says:

    Não sou muito de ler esse gênero, mas vou dar uma olhada nos que vc falou

    Beijos

  16. Mi Says:

    Gostei demais dos livros dele…você tem excelente gosto!risos
    Excelente semana!
    Beijinhos

  17. Bruno Cesar Says:

    Estou lendo Sétimo e quero ler tb Senhor da Chuva!! E quero dar uma opnião s vc aceitar m manda um e-mail.

  18. wellington Says:

    Puty cara eu terminei de ler o senhor da chuva o livro é muito legal, eu já li o bento o sétimo e os setes, minha irmã esta lendo sementes do gelo, seu livros são bem legais , há eu também tenho os dois vampiro rei, puty vc é um gênio na arte de escrever livros misteriosos, para bem…
    Brendão Pindamonhangaba-SP

  19. dudu Says:

    já li sétimo, os filhos de sétimo, senhor da chuva e os sete

  20. consumer debt relief Says:

    consumer debt relief…

    imagery:bedeviling accountancy?yearned …

  21. marcia Says:

    ja haviam me recomendado seus livros ha muito. so agora tive a oportunidade de ler.estou adorando ja conprei 5 titulos. naum consigo parar de ler bjs

  22. pepê. Says:

    genial, bem, é isso mesmo, genial o conjunto da obra do André, escreve bem, tem talento, tem estilo. vai nego vei! vai in front, a frente é ampla…

  23. pepê. Says:

    quero os livros, comprarei todos. abraços. é assim que eu gosto, esses caras “virados” mandando ver.

  24. Gisele Berto Says:

    Fui apresentada ao André Vianco (ou melhor, aos seus livros) por minha irmã, que me indicou Os Sete.

    Depois disso, confesso, fiquei mais chata.

    Viciei. Fica impossível fazer outra coisa que não seja ler. Não desgrudo mais dos seus livros. Quando dou por mim, estou lendo às 2h, 3h da manhã… Isso porque acordo às 7h30 para o trabalho. E adivinha o que vou fazendo no trajeto…

    Já li Os Sete, Sétimo e Bento. Agora, estou partindo para O Senhor da Chuva e para a trilogia O Turno da Noite. Também não vejo a hora de botar as mãos nos dois Vampiro-Rei!

    Sou jornalista e pelo menos três pessoas aqui no trabalho já leram Os Sete - e estão lendo Sétimo, agora - de tanto eu falar!

    Torço para algum roteirista gringo ler seus livros - já vejo Os Sete na tela grande, até ouço a trilha sonora! Você ficaria rico e a gente, feliz da vida com um baita filme pra assistir! :-)

    Ele diz que gosta de “histórias longas”, com mais de 400 páginas. Sinceramente, quando estou terminando de ler um livro dele, acabo achando tão curto…

    Indico sem pestanejar. Fazia tempo que não viciava assim em um autor…

  25. Giovani Says:

    Qual dos seus livros o senhor me aconselharia a começar a ler???Pretendo ler todos mas para começar deve ter algum especifico…
    Agradecido…

  26. Junior Says:

    Stephen King de Osasco? Que comparação sem nexo… a pior de todos os tempos!

  27. Lilian Jordão Says:

    Olá!!!!!
    eu li o Bento, Vampiro Rei vol.1, e Vampiro Rei vol.2,
    e recomendo a todos que verão esse site!!!!
    é uma literatura muito boa!!!!!!
    dificil de se ver no Brasil!!!,
    Parabéns André Vianco!!! vc é um grande escritor!!!
    Esses seus livros deveriam virar filme!!!
    Ass: Lilian Jordão, de Osasco

  28. karina Says:

    muito melhor q King –’
    o cara arrebenta

  29. debora Says:

    ola andre gostaria primeiramente de te parabenizar por suas obras são não li todas mais espero poder ler eu li o senhor da chuva e me senti muito emocionada com que nele esta escrito parece tão real eu gostaria que vc me respondesse cinceramente da onde vc tirou essa historia foi um anjo de Deus que falou pra vc publicar esse livro ou foi o Diabo ou uma pessoa que passou por isso por favor me responda cinseramente

  30. debora sales Says:

    ola andre tudo bom seja lá o que foi que falou pra vc publicar esse livro eu aposto que foi um anjo de Deus que falou que apareceu em seus sonhos ou ele colocou isso em sua cabeça pra que vc escrevesse esse livro bom se vc tiver orkut me passa gostaria muito de poder ter um escritor como vc no meu orkut e me passa seu msn se vc tiver qualquer coisa se vc ´não quiser me dar seu orkut ou msn eu te passop o meu o do msn he dbrdeyse@hotmail.com e o do orkut he deby_h_tinha200@hotmail.com obrigado não se esqueça de me add ou passar os seus email pra mim beijos que DEus te de ainda muita sabedoria

  31. Bettina Says:

    eu gostaria de saber quando será laçado o volume 3 do vampiro rei…bjooos de sua fã

Deixe sua resposta!!